| Histórico | Apresentação | Coordenação | Objetivo | Objetivos Específicos | Equipe |

Histórico

A oferta do curso superior de Tecnologia em Desenvolvimento Rural - PLAGEDER, na modalidade de Ensino a Distância, teve sua origem no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFRGS, que vem atuando sistematicamente no ensino, pesquisa e extensão. A partir desta atuação, foi diagnosticada a necessidade de formar tecnólogos que possam compreender e atuar nas questões locais e regionais como agentes para o desenvolvimento rural.
Quando o MEC, por meio da Secretaria de Ensino a Distancia, publicou Edital nº 01/2005- SEED/MEC buscando interiorizar a oferta de cursos superiores e fomentar o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), surgiu a oportunidade de encaminhar a proposta do Curso de Graduação Tecnológica na modalidade EAD. A proposta foi aprovada com 610 vagas distribuídas em 12 polos. Ver Mapa

Apresentação Institucional do PLAGEDER - No dia 13 de setembro, no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas - FCE, a Coordenação do Curso de Desenvolvimento Rural - PLAGEDER reuniu a equipe acadêmica e técnica administrativa do curso, representantes da Administração Central da UFRGS e da Faculdade de Ciências Econômica para apresentar a estrutura e forma de funcionamento do PLAGEDER. Nesta oportunidade foi apresentado os resultados do Processo Seletivo, que ocorreu no dia 02 de setembro, nos 12 polos presencias.

Início da 1ª Edição do Curso - Nos dias 19/10/2007 e 14/12/2007 tiveram início as atividades do Curso PLAGEDER. Os alunos foram recebidos pelas Coordenações dos polos e autoridades municipais e, através da disponibilização de vídeos, foram recepcionados com as palavras do Reitor, Pró-Reitor de Graduação, Secretário de Educação a Distância, Coordenadora do UAB, Coordenador do PLAGEDER e pelas professoras da primeira disciplina.

Visita de apresentação do curso nos 12 polos - No mês de janeiro de 2008 a Coordenação do Curso de Desenvolvimento Rural – PLAGEDER, da UFRGS, esteve realizando a primeira visita aos alunos dos 12 polos.

Início da 2ª Edição do Curso - O início das atividades da Segunda Edição do PLAGEDER será dia 08/08/2009 para os polos de 1ª entrada (Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Três Passos e Constantina) e para o dia 31/10/2009 para os pólos de segunda entrada (Quaraí, Itaqui, Camargo, São Francisco de Paula, Picada Café, Três de Maio e Cachoeira do Sul).

Apresentação

O compromisso do curso é proporcionar uma formação em nível superior com vista a capacitar profissionais com perfil crítico e inovador para atuarem em questões relativas ao desenvolvimento, planejamento e gestão rural com enfoque para as questões regionais de cada polo, permitindo uma atuação na formulação e assessoramento de políticas públicas e da questão ambiental.
Os componentes curriculares do curso estão direcionados para a elaboração e avaliação de projetos, estágios e monografia voltados para a realidade local da região de cada polo. O curso será na modalidade de ensino a distância, porém os alunos do curso deverão ter disponibilidade para as atividades presenciais obrigatórias (encontros presenciais no polo com professor, tutores, estudantes e coordenador do polo). Conheça os municípios dos polos.

Área Profissional Predominante: Gestão

Áreas Profissionais Complementares: Agropecuária; Meio Ambiente; Lazer e Desenvolvimento Social.

A Coordenação, Secretaria Administrativa e o Núcleo de EAD do Curso estão localizados na sede do IEPE/UFRGS. Veja o endereço, telefone e como Chegar (Mapa).

Apresentação: Conhecendo o PLAGEDER (flash)

 

Coordenação

Instituição Coordenadora e Executora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através da SEAD, vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.
Coordenação Geral: Prof. Dr. Paulo Dabdab Waquil
COMGRAD, Coordenação Operacional e do Núcleo de EAD consulte aqui

Objetivo

Oferecer uma formação em nível superior com vistas a capacitar profissionais com perfil crítico e inovador para atuarem em questões relativas ao desenvolvimento, planejamento e gestão rural em nível local e regional. Além da capacidade de compreender e analisar a realidade local e regional, busca-se formar profissionais capazes de assessorar as coletividades locais e regionais (públicas e privadas) na busca de soluções compatíveis com as necessidades e particularidades das sociedades nos espaços territoriais, bem como na formulação e assessoramento de políticas públicas. Por fim, busca-se proporcionar uma visão ampla e crítica da questão ambiental e suas articulações com o desenvolvimento e a gestão e o planejamento rural.

Objetivos Específicos

  • Compreender e interpretar, de maneira crítica e autônoma, o desenvolvimento agrário brasileiro, em geral, e o rio-grandense, em especial, no período contemporâneo;
  • Proporcionar instrumental teórico e aplicado para o diagnóstico e análise de realidades agrárias complexas visando a formulação de ações e políticas públicas em prol do desenvolvimento rural sustentável;
  • Disponibilizar métodos e técnicas para a realização das atividades de avaliação, planejamento, gestão de projetos e programas de desenvolvimento rural em unidades de produção agrícolas;
  • Disponibilizar técnicas e procedimentos para a avaliação, planejamento e gestão de projetos agroindustriais de pequeno e médio porte.

Equipe

Técnica Administrativa
Acadêmica

Modalidade: Tecnologo
Área científica: Interdisciplinar
Formação de professor: Não
Carga horária total: 2850 h
Duração: 8 períodos(s)
Periodicidade: 6 mes(es)

Coordenador: Não informado

Ver publicações relacionadas