Apresentação
A Universidade Federal de Pelotas – UFPel – tem por missão promover a formação integral e permanente do profissional construindo o conhecimento e a cultura, comprometidos com os valores da vida com a construção e o progresso da sociedade.
Consciente de sua responsabilidade social e política, a UFPel busca formar profissionais qualificados para o exercício pleno da cidadania. Isto significa explicitar seu compromisso frente a processos de formação alicerçados em conhecimentos cientificamente fundamentos e socialmente referenciados integrados a princípios éticos, estéticos e políticos comprometidos com o aprofundamento da democracia e justiça social em nosso país.
Com apenas 40 anos, a UFPel integra em sua estrutura acadêmica, unidades universitárias centenárias as quais serviram de matriz de formação para que, em 08 de agosto de 1969 , pelo Decreto-Lei No 750, se constituísse em universidade. Sua trajetória histórica tem como gênese a fundação da Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Practica, em 1883. Quatro anos após (1887), ocorre à fundação do Lyceu de Agronomia, Artes e Officios e, em 1889, denominada de Lyceu Rio-Grandense de Agronomia e Veterinária, passa efetivamente a curso superior. A partir de 1967, passou a chamar-se Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel. No ano de 1969, em 16 de dezembro, além das unidades do núcleo formador, foram integradas à Universidade as seguintes unidades acadêmicas: Instituto de Biologia, Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Química e Geociências, Instituto de Física e Matemática e Instituto de Artes. Também foram acrescidas à Universidade as seguintes instituições de ensino superior existentes na cidade: Escola de Belas Artes Dona Carmen Trápaga Simões, Faculdade de Medicina da Instituição Pró-Ensino Superior do Sul do Estado e Conservatório de Música de Pelotas.
Integrou a Universidade, como órgãos suplementares, a Estação Experimental de Piratini; o Centro de Treinamento e Informação do Sul; a Imprensa Universitária; a Biblioteca Central; o Museu e a Casa para Estudante e, como órgãos complementares, o Colégio Agrícola Visconde da Graça e o Colégio de Economia Doméstica Rural.
A trajetória de 40 anos, a UFPEL constituiu 23 Unidades Acadêmicas, distribuídas entre seus Centros (Centro de Artes, Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Centro de Educação Aberta e a Distância, Centro de Engenharias), suas Faculdades (Faculdade de Educação, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Faculdade de Administração e Turismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Direito, Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia, Centro de Letras e Comunicação, Faculdade de Medicina, Faculdade de Meteorologia, Faculdade de Nutrição, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Veterinária, seus Institutos (Instituto de Biologia, Instituto de Ciências Humanas,Instituto de Física e Matemática e Instituto de Sociologia e Política), além da Escola Superior de Educação Física, desenvolvendo atividades socialmente relevantes nas áreas de pesquisa, extensão e prestação de serviços. A expansão quantitativa de cursos de graduação fez com que dos 47 cursos oferecidos em 2006, passássemos hoje para os atuais 90 cursos, já disponibilizados por ocasião de nosso último processo seletivo de acesso a UFPEL. Nossa instituição também se caracteriza por sua forte atuação em programas de pós-graduação, oferecendo hoje 15 cursos de doutorado, 34 de cursos de mestrado, 21 cursos de especialização, 9 cursos de tutorias a distância e 12 programas de residências médicas, fazendo com que em seus 91 cursos sejam capacitados mais capacitação de 2.500 alunos.
Igualmente significativo foi o aumento no quadro de servidores de nossa universidade: nos últimos dois anos, 340 docentes e 69 técnicos administrativos passaram a fazer parte de nossa comunidade universitária, o que contribuiu para que hoje tivéssemos mais de 230 grupos de pesquisas certificados pelo CNPq e mais de 1100 projetos de pesquisa cadastrados na instituição.
No que pese o reconhecimento à história de sucesso de nossa universidade em seus processos de graduação, temos consciência de que a fragmentação, hierarquização e distribuição dos saberes que configuram nossa estrutura acadêmica, hoje, pouco contribuem para a instauração de uma política de formação mais plural e inclusiva, em que a diversidade das áreas de conhecimento possa ser potencializadora da pesquisae da extensão universitária.
A UFPEL se projeta com a visão de ser reconhecida como uma universidade de referência pelo comprometimento com a formação inovadora e empreendedora, capaz de prestar para a sociedade serviços de qualidade, com dinamismo e criatividade.