A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é um importante centro de ensino superior, com sede no município de São Carlos, estado de São Paulo, no Brasil.
Fundada em 1968, é uma das poucas universidades federais do estado de São Paulo (ao lado da UFABC e UNIFESP) e a única instituição federal de ensino superior sediada no interior do Estado de São Paulo.
Destaca-se pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 99,9% são doutores ou mestres. Em sua maioria, os professores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva. Segundo dados da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, as atividades da Universidade envolvem 9.188 alunos em 57 cursos de graduação presencial, 2,171 estudantes em 5 cursos a distância e 2.776 alunos/as em 57 programas de pós-graduação, totalizando 14.135 estudantes em 2010.
A alta produtividade científica é marca da UFSCar, o que se expressa tanto na produção docente como na pós-graduação. Apenas em 2007, foram defendidas mais de 6 mil teses, dissertações e monografias de iniciação científica na universidade. A despeito de seu tamanho pequeno em relação às outras grandes universidades brasileiras, esta produção científica a coloca como a oitava maior produtora de ciência do país. Segundo um dos mais respeitados indicadores de produção, o ISI - Web of Science, é possível verificar o crescente e significativo aumento no número de artigos publicados pelos pesquisadores da instituição: em 2006 foram 504 artigos indexados, chegando a 709 em 2008, tendência que se manteve em 2009, quando o número de artigos indexados alcançou 748.
Se considerarmos o número de artigos publicados por doutor, a instituição é a 4ª na escala de pesquisadores mais produtivos no Brasil[2] . Também no quesito de IP (Índice de Produtividade), ou seja, na eficiência da Universidade em aplicar investimentos do CNPq na produção científica, é a 4ª na escala[3], figurando em 16ª em relação a investimentos recebidos do CNPq, correspondendo a um investimento médio de R$ 19.927,00 por trabalho publicado, enquanto a média nacional é de R$ 30.069,00[4].
A UFSCar tem 328 grupos de pesquisa registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, nos quais se desenvolvem 1.323 linhas de pesquisa. Além disso, a universidade se orgulha de ter uma forte área de extensão, a qual desenvolve atualmente 186 programas. Nesta área, conta com seis Núcleos: UFSCar-Escola, Cidadania, Sindicato, Saúde, Município e Empreendedorismo. Na UFSCar, a extensão não é vista como terceira função da universidade - complementar ao ensino e à pesquisa -, mas sim como atividade que, de forma indissociada do ensino e da pesquisa, compromete a instituição com a criação de conhecimentos que potencializem as transformações sociais.
A Universidade possui três Campi: o principal (sede) fica em São Carlos, município localizado a 234 km da capital do Estado, e tem 645 hectares, sendo 150 mil m² em áreas construídas [5]. Distante 94 km de São Carlos (e 174 km da capital) está o Campus de Araras, criado em 1991, onde são oferecidos os curso de graduação em Engenharia Agronômica, com importantes pesquisas na área, e Biotecnologia. O Campus possui 230 hectares de extensão, sendo 25 mil m² de área construída. Em 2005, deu-se início à construção do Campus de Sorocaba, o qual ocupa 70 hectares e cerca de 12 mil m² de área construída. Atualmente, o Campus Sorocaba tem 14 cursos de graduação, 2 de pós e a CAPES aprovou mais 3 programas a serem implantados em 2011.
O Conselho Universitário aprovou em novembro de 2010, a criação do quarto campus da UFSCar em uma fazenda doada pelo escritor Raduan Nassar no município de Buri. Com 643 hectares, deverá ser implantado como Campus Rural Lagoa do Sino. A proposta é a criação de cursos voltados para a agricultura familiar, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável.
Os campi possuem toda a infra-estrutura necessária para o funcionamento adequado das atividades da Universidade. São 321 laboratórios, Biblioteca Comunitária e Biblioteca setorial, 4 ambulatórios, 2 teatros, 3 anfiteatros, 3 auditórios, ginásio de esportes, um parque esportivo com 8 quadras e 2 piscinas, 2 restaurantes universitários, 5 lanchonetes, 129 salas de aula e 376 vagas em moradia estudantil.
Os 33 departamentos acadêmicos da Universidade estão divididos em quatro centros: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e Centro de Ciências Agrárias (CCA).