23/12/2011 11h18 - Atualizado em 25/01/2013 01h02

Formada a primeira turma da UAB do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural

Colação de grau ocorreu na noite desta quinta, 22. Prefeito Gil foi o paraninfo

Por Juliano Barbosa

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil posa para foto com aluna formanda após a entrega do diploma

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho foi o paraninfo da primeira turma do curso de graduação tecnológica em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (Plageder), ministrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Polo Universitário da Fronteira Oeste da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A colação de grau ocorreu na noite desta quinta-feira, 22, no Teatro Prezewodowski. Dos 13 formandos, nove estiveram presentes.

– É uma honra para mim ser o paraninfo desta turma. A todos vocês, muito sucesso nessa nova etapa de suas vidas que se inicia hoje – discursou o prefeito.

O Polo Universitário da Fronteira Oeste, com sede na Rua Euclides Aranha, 1288, está vinculado administrativamente à prefeitura e academicamente às seguintes instituições de ensino superior, no que se refere a cursos de graduação e especialização: universidades federais de Pelotas (UFPel); Santa Maria (UFSM); São Carlos (UFSCar) e UFRGS, que oferecem os cursos de Educação do Campo; Letras/Espanhol; Matemática; Pedagogia; Educação Musical; Gestão Pública Municipal; Gestão Pública; Gestão em Saúde e Plageder.

No dia 24 de agosto desse ano, a prefeitura assinou novo Termo de Compromisso para manutenção do polo local. Segundo o documento do Ministério da Educação (MEC), o município se compromete em viabilizar as ações necessárias ao funcionamento adequado da infraestrutura física e tecnológica, além de fornecer recursos humanos indispensáveis à oferta de cursos do Sistema UAB, de acordo com os referenciais de qualidade para a Educação Superior a Distância do MEC.

Naquela oportunidade, a assinatura do termo foi definida pelo secretário da Fazenda, Hamilton Berro, que também esteve na formatura de ontem, como uma espécie de renovação de contrato para permanência do polo da UAB em Itaqui, tendo como gestora a Secretaria Municipal de Educação.

Para maiores informações sobre o funcionamento do Polo Universitário da Fronteira Oeste e seus respectivos cursos, basta ligar para o (55) 3433-7480 ou enviar e-mail para uab@itaqui.rs.gov.br. A coordenação do polo é da professora Indíra Barboza.

Imagens da matéria
  •      Prefeito Gil posa para foto com aluna formanda após a entrega do diploma (Foto: Juliano Barbosa)
  •      Familiares e amigos dos formandos lotaram o Prezewodowski (Foto: Juliano Barbosa)
  •      Prefeito parabeniza os formandos (Foto: Juliano Barbosa)